terça-feira, 27 de outubro de 2009
EDEMA!
Gente, olha só esse vídeo que encontrei no You Yube, tem tudo sobre edema, inclusive o que o professor Flávio falou na aula!
Apesar de ser um pouco longo, o vídeo mostra as pressões no vaso, as causas de um edema e também sobre a Anasarca!
Como eu não consegui baixar o vídeo do site, vou mandar o link:
http://www.youtube.com/watch?v=GCWn8scbyk4
Vale a pena assistir, é uma boa revisão da aula de Patologia!
Neoplasia
Carcinoma epidermóide, uma neoplasia maligna epitelial. As células apresentam um comportamento diferente (veja a variabilidade de formas e tamanhos - setas) e estão alteradas geneticamente, sendo essa alteração transmitida por intermédio das divisões celulares mitóticas. Vemos ao centro uma mitose no tecido neoplásico, um forte indicativo de proliferação das células neoplásicas e de manutenção desse tecido.
NEOPLASIA
É o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle e autonomia, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam, ou seja,proliferações locais de clones celulares cuja reprodução foge ao controle normal, e que tendem para um tipo de crescimento autônomo e progressivo.
Existem dois tipo:
Malignos
- Exemplos de neoplasia maligna:
- Adenocarcinoma
- Carcinoma de células escamosas (tecidos epitelial ou conjuntivo)
- Carcinoma broncogênico
- Teratoma maligno
Benignos
- Exemplos de neoplasia benigna:
Também conhecida como Aracnodactilia, é uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada por membros anormalmente longos. A doença também afeta outras estruturas do corpo, incluindo o esqueleto, os pulmões, os olhos, o coração e os vasos sanguíneos.O padrão de herança é autossômico dominante e a base genética na maioria dos casos consiste na mutação de um gene situado no cromossomo 15, a fibrilina, importante componente na formação das fibras elásticas. A produção anormal desta glicoproteina resulta em fibras elásticas anormais produzindo as alterações que caracterizam a síndrome. As doenças cardiovasculares estão presentes na maioria dos pacientes, sendo a lesão da aorta a principal manifestação. Esta pode se apresentar inicialmente por dilatação da raiz da aorta e do seu anel valvar (no local de origem da artéria aorta no coração), levando a insuficiência aórtica progressiva, comumente acompanhada de regurgitação da valva mitral. Estas alterações favorecem a dilatação das cavidades cardíacas esquerdas, cujo tecido conjuntivo intersticial é igualmente afetado (estrutura interna que dá sustentação ao músculo cardíaco).
Indivíduos com esta doença apresentam frequentemente anomalias a nível esquelético, ocular e cardiovascular, entre outras. Muitos dos indivíduos afectados têm alterações das válvulas cardíacas e dilatação da aorta. As complicações cardiovasculares mais importantes em termos de risco de vida são os aneurismas da aorta e as dissecções da aorta. A prevalência é de aproximadamente 1 em 5000 indivíduos. essa doença abrange um grupo heterogêneo de alterações hereditárias do metabolismo do colageno(11), as manifestações clínicas que justificam o diagnóstico são: hipermobilidade articular, hiperelasticidade e fragilidade da pele.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Embolia pulmonar
congestão
A congestão é, na realidade, uma alteração aguda da digestão, ou seja, uma interrupção da digestão. Essa alteração pode acontecer em qualquer nível, mas na grande maioria das vezes, acontece quando o alimento ainda se encontra dentro do estômago. Geralmente na fase inicial da digestão alguma interferência faz com que essa digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada. Congestão é um termo popular, pois em termos médicos se falaria que essa pessoa teve uma indigestão ou uma dispepsia aguda.
Quais são os sintomas da congestão?
Inicialmente, o paciente que estiver com a congestão vai ter os sintomas que se referem ao estômago. Então ele vai começar a se sentir mal com uma sensação de peso e de que não está fazendo a digestão, associada a uma distensão (estufamento) do abdômen, sintomas de enjôo e náuseas, isso numa fase mais inicial. Dependendo da progressão e da intensidade isso também pode acompanhar de sintomas gerais, como um mal estar, sensação de desmaio, suor, extremidades frias e palidez da pele são alguns dos sintomas ao nível do aparelho digestivo, acompanhados ou não, de sintomas gerais.
Quais os alimentos que podem causar congestão?
Na realidade o que vai depender é a quantidade que essa pessoa comeu, a forma com que ela comeu, o horário que ela comeu ou o que ela fez após ter se alimentado. Principalmente o que causa a congestão é o excesso, na grande maioria das vezes.
VITAMINA C NA CICATRIZÇÃO
- Morango (uma xícara, cortados) - 95mg
- Mamão (uma xícara, cubos) - 85mg
- Laranja (uma, média) - 70mg
- kiwi (um, médio) - 75mg
- Manga (uma xícara, cortada) - 45mg
- Brocólis (1/2 xícara, cozido) - 60mg
- Couve (uma xícara, cozido) - 55mg
- Ervilha (1/2 xícara, cozida) - 40mg
- Batata (uma média, assada) - 25mg
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
DICA DE LEITURA!
Autor: David Douglas
Publicado em 09/28/2009
A troca terapêutica para o tratamento combinado com o bloqueador do receptor de angiotensina telmisartan e baixas doses de hidroclorotiazida parece ser eficaz em pacientes cuja pressão arterial (PA) não é adequadamente tratada com o bloqueador do canal de cálcio amlodipina, de acordo com pesquisadores japoneses.
Na edição do Hypertension Research, Dr. Katsuyuki Ando e colaboradores, da Escola de Graduação de Medicina da Universidade de Tóquio, reportaram os resultados de seu ensaio randomizado envolvendo 75 pacientes.
Apesar do tratamento com 5 mg por dia de amlodipina por, pelo menos, três meses, todos apresentavam PA acima de 140x90 mm Hg. Eles foram aleatoriamente distribuídos para receber 40 a 80 mg de telmisartan mais 12,5 mg de hidroclorotiazida por dia ou para continuar o tratamento com 5,0 a 7,5 mg diários de amlodipina.
Após 12 semanas, a PA sistólica estavam significativamente menor no grupo da combinação terapêutica. Além disso, os valores pressóricos foram menores que 140x90 mm Hg em 67,6% do referido grupo, mas em apenas 30,3% dos controles. Entre os pacientes que tinham diabetes, nenhum dos tratados com amlodipina atingiu uma PA menor do que 130x80 mm Hg, em comparação com 25% dos diabéticos no grupo dos medicamentos combinados.
Segundo declaração do Dr. Ando ao Reuters Health, “nosso resultado demonstrando que a combinação de um inibidor do sistema renina-angiotensina com um diurético tiazídico em baixas doses reduziu eficazmente a pressão arterial em pacientes hipertensos que não haviam obtido sucesso terapêutico com um bloqueador do canal de cálcio sugere uma nova estratégia de tratamento para hipertensão”.
Olha farmacologia aí gente....
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Via de ativação celular
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
QUELÓIDES E CICATRIZES HIPERTRÓFICAS
É uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Onde há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca. O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.
CICATRIZES HIPERTRÓFICAS:
É definida como uma lesão elevada, que não ultrapassa o limite ou a extensão original da ferida ou incisão cirúrgica inicial, e apresenta tendência à regressão. É uma resposta exagerada do tecido conjuntivo cutâneo a ferimentos, intervenções cirúrgicas, queimaduras ou quadros inflamatórios.
A cicatriz hipertrófica pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a se desenvolver mais freqüentemente na puberdade, sendo rara em pessoas acima dos 60 anos de idade. Não é relatada maior incidência em relação ao sexo.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
EXERCICIO FISICO X ASMA
A preocupação com os portadores do distúrbio levou pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a entrevistar, por meio de questionários eletrônicos, 3 200 educadores físicos. O objetivo era saber como esses profissionais lidavam com atletas asmáticos. Só 17% deles faziam testes para detectar crises induzidas por exercício. E 39% acreditavam que não era preciso disponibilizar um inalador para casos de emergência.
Essas condições explicam por que muitas vezes quem tem asma se sente desmotivado ou receoso em aderir à prática esportiva. Mas o autor da pesquisa, Jonathan Parsons, garante a SAÚDE! que não há motivo para ficar parado. “Com alguns cuidados, como fácil acesso a medicamentos e orientação correta, o treinamento físico é seguro e melhora a capacidade cardiorrespiratória da pessoa”, assegura.
Aqui no Brasil, especialistas do Hospital das Clínicas de São Paulo confirmam o benefício. “Em testes realizados com ratos, verificamos que os exercícios aeróbicos leves e moderados reduziram marcadores de inflamação típicos da asma, como substâncias chamadas citoquinas e interleucinas, além de células denominadas eosinófilos”, conta o fisioterapeuta e educador físico Celso Carvalho, um dos autores do estudo. Ao repetir o experimento com crianças portadoras da doença, mais um motivo para comemorar: “Os sintomas e as crises diminuíram e a qualidade de vida delas melhorou muito”.
Algumas precauções são fundamentais para que o hábito de sacudir o corpo atue a favor dos pulmões de quem tem asma. “Ao iniciar o treinamento, o paciente deve estar estável, sem crises recorrentes. Para isso, é preciso procurar um especialista, que, se necessário, prescreverá medicamentos broncodilatadores e corticoides”, explica Celso Carvalho. O segundo passo é escolher um exercício que agrade. Pode ser caminhada, corrida, ciclismo ou tênis. O importante é que a atividade seja aeróbica.
É imprescindível considerar também as características do lugar onde a pessoa vai se exercitar. “Para esportes aquáticos, como natação ou hidroginástica, deve-se optar por piscinas aquecidas, protegidas do frio e tratadas com sal, já que o cloro é um fator irritante”, sugere o especialista em imunologia Adelmir Machado, coordenador do Programa de Controle da Asma e da Rinite, na Bahia. “Já para aqueles que preferem correr no parque é aconselhável evitar os dias muito secos, os locais poluídos e os horários de pico no trânsito.”
Por fim, é essencial uma conversa com um educador físico ou fisioterapeuta para obter um programa de treinamento que leve em conta o estado de saúde do indivíduo. “Antes de malhar pra valer, faça de cinco a dez minutos de aquecimento em intensidade baixa. Isso ajuda a prevenir o estreitamento dos brônquios, típico da asma”, diz Machado. O ideal é se exercitar de 30 a 60 minutos três vezes por semana. “Vá com calma no início e aumente o ritmo à medida que for ganhando condicionamento”, diz o educador físico Dalton Grande, da Prefeitura Municipal de Curitiba, no Paraná.
Até que o atleta estreante se sinta seguro, recomenda-se que ele tenha uma bombinha de broncodilatador ao alcance das mãos, para o caso de um eventual mal-estar. Mas tanta cautela só é exigida no começo. A expectativa é que o dia a dia do asmático ganhe fôlego novo.
(Fonte: Reportagem Revista Saúde)
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Casu marzu, o queijo podre italiano
As Miíases intestinais são sem sombra de dúvida, causadas pela ingestão de ovos ou larvas, por meio de bebidas ou alimentos por esses ovos ou vermes contaminados, e suas conseqüências carecem em geral de gravidade, produzindo algumas vezes apenas náuseas, vômitos e diarréia. A intensidade desses sintomas dependem da sensibilidade do próprio enfermo, e do número de larvas ingeridas. Segundo alguns autores, as larvas de moscas são resistentes à ação de certas substâncias, inclusive à ação dos sucos digestivos, podendo viver durante algum tempo no tubo digestivo.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
DIAGNÓSTICO COM PRECISÃO PARA CÂNCER PULMONAR
Publicado em 09/04/2009
Pesquisadores de Israel reportam que um sensor feito de nanopartículas de ouro é capaz de distinguir a respiração de pacientes com câncer de pulmão da de indivíduos saudáveis. Os resultados de um novo estudo evidenciam que esta tecnologia tem o potencial de formar a base para uma ferramenta diagnóstica barata e não invasiva do câncer pulmonar.
Ao publicarem seu trabalho na edição eletrônica de Nature Nanotechnology, os pesquisadores puderam identificar 42 biomarcadores do câncer de pulmão utilizando a microextração em fase sólida e a espectometria em massa/ cromatografia a gás.
“Selecionamos 5 biomarcadores voláteis, que podem ser utilizados para treinar e otimizar o conjunto de sensores, para simular a respiração saudável e a respiração no câncer de pulmão”, afirmou o autor principal Hossam Haick, PhD, palestrante sênior do Russell Berrie Nanotechnology Institute, Technion–Israel Institute of Technology, Haifa.
“Demonstramos que nosso dispositivo tem um potencial não apenas para distinguir os pacientes com câncer pulmonar dos controles saudáveis, mas também para identificar os diferentes tipos primários de câncer pulmonar”, o Dr. Haick contou à Medscape Oncology.
Esses resultados constituem grande promessa para um diagnóstico rápido, fácil, custo-efetivo, precoce e para o rastreamento do câncer de pulmão, explicou o Dr. Haick. “Espera-se que os dispositivos desenvolvidos sejam relativamente baratos, portáteis e passíveis de utilização no rastreamento generalizado, tornando-os potencialmente valiosos para salvar milhões de vidas a cada ano”.
ARTIGO COMPLETO NO SITE: www.medcenter.comsábado, 10 de outubro de 2009
CIENTISTAS IDENTIFICAM GENE CHAVE PARA A PROPAGAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
O gene, chamado de Metadherin ou MTDH, está ativo em 30 a 40% dos pacientes. Está situado em uma pequena região do cromossomo humano e parece crucial para que o câncer realize a metástase, ajudando as células cancerosas a aderir de modo firme aos vasos sanguíneos de outros órgãos do corpo.
O gene deixa ainda os tumores mais aptos a resistir aos potentes tratamentos de quimioterapia utilizados para destruir as células cancerosas.
A identificação do mecanismo genético que desempenha um importante papel nas metástases do câncer de mama pode abrir o caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para neutralizar sua atividade e reduzir a mortalidade.
"Neutralizar este gene nos pacientes afetados por câncer de mama permitirá alcançar, simultaneamente, dois objetivos importantes: reduzir ao mesmo tempo o risco de recorrência do tumor e de sua disseminação nos outros órgãos", afirma Yibin Kang, professor adjunto de biologia molecular na Universidade de Princeton e coordenador da pesquisa.
"Estas são clinicamente as duas razões principais pelas quais os pacientes que sofrem de câncer de mama morrem da doença", acrescenta Kang, que teve o trabalho publicado na revista Cancer Cell.
Fonte: Agência AFP
EXAMES DE LABORATÓRIO
Existe um grande número de exames laboratoriais, alguns são específicos para um grupo de doenças, entretanto muitos exames são utilizados rotineiramente em muitas especialidades. Geralmente, os exames são avaliados em termos de sua sensibilidade e especificidade.
Entre os exames de laboratório disponíveis, os mais solicitados no decorrer dos exames de controle são: cálcio, creatinina, colesterol total, LDL, HDL, VDL, contagem de plaquetas, estradiol, ferro, fosfatase alcalina, fósforo, gama GT, glicemia, glicose, hemograma completo, hemossedimentação, magnésio, potássio, prolactina, proteína C reativa, sódio, TGO, TGP, triglicerídeos, TSH, uréia, urina e marcadores tumorais (substâncias que funcionam como indicadores da presença do câncer).
Os marcadores usualmente acompanhados são: CA 125 (Ovários), CA 15.3 (Mama), CA 19.9 (Pâncreas e ductos biliares) e CEA (Colo, Mama, Pulmão).
DESCOBERTA NOVA FORMA DE DEFESA NATURAL CONTRA O CÂNCER
NOVO TRATAMENTO PARA CÂNCER DE MAMA EVITA QUEDA DE CABELO
Fumar Durante a Gravidez
O hábito de fumar é a principal causa de doenças e mortes entre gestantes e recém-nascidos. Está associado a riscos maiores do bebê nascer prematuramente e outros problemas. Bebês de mães que fumam durante a gravidez têm um peso e tamanho menor do que aqueles que as mães não fumam. O hábito de fumar durante a gestação também traz enormes prejuízos para o sistema de saúde. Outros riscos do hábito de fumar durante a gestação incluem: maior probabilidade de aborto espontâneo, estatísticas mostram que aproximadamente 8% dos bebês que morrem antes de completar uma semana de vida estão relacionados à mães que fumaram durante a gestação.
Para refletir
Por Roberto Shinyashiki
Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam Sol à beira da piscina. O mundo não está nem aí, se você está cansado ou triste, ele não para. E quem vive lamentando ou reclamando da vida nunca vai conseguir chegar em lugar nenhum. A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está em verdade a ilusão é combustível dos perdedores, pois... Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO. Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA, e isso vale pra tudo na vida!!
A influência do silicone na gênese do câncer de mama
Luiz Claudio S Thuler,1 Paulo Roberto Leal,2 Célia Regina A Costa3 e R Anlicoara4
Embora os implantes de silicone fossem usados nos Estados Unidos da América desde o início dos anos 60 para aumento ou reconstrução das mamas, sua ação carcinogênica foi mais intensamente questionada a partir dos resultados de um estudo experimental em cobaias, realizado em 1987, que os associou ao desenvolvimento de sarcomas. Em 1992, apoiado nas escassas descrições de casos isolados existentes na época, o Food and Drug Administration (FDA) decretou moratória ao uso dessas próteses. Neste artigo, os autores apresentam uma ampla revisão da literatura médica sobre a associação entre o uso de próteses mamárias de silicone e o desenvolvimento de câncer de mama com base em informações científicas consistentes e substanciais provenientes da experiência clínica, de relatos de casos, de estudos epidemiológicos e revisões sistemáticas de textos técnicos e científicos, e concluem que não há evidência científica de que exista associação causal entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subseqüente de câncer de mama.