terça-feira, 13 de outubro de 2009

DIAGNÓSTICO COM PRECISÃO PARA CÂNCER PULMONAR

Autora: Roxanne Nelson

Pesquisadores de Israel reportam que um sensor feito de nanopartículas de ouro é capaz de distinguir a respiração de pacientes com câncer de pulmão da de indivíduos saudáveis. Os resultados de um novo estudo evidenciam que esta tecnologia tem o potencial de formar a base para uma ferramenta diagnóstica barata e não invasiva do câncer pulmonar.

Ao publicarem seu trabalho na edição eletrônica de Nature Nanotechnology, os pesquisadores puderam identificar 42 biomarcadores do câncer de pulmão utilizando a microextração em fase sólida e a espectometria em massa/ cromatografia a gás.

Selecionamos 5 biomarcadores voláteis, que podem ser utilizados para treinar e otimizar o conjunto de sensores, para simular a respiração saudável e a respiração no câncer de pulmão”, afirmou o autor principal Hossam Haick, PhD, palestrante sênior do Russell Berrie Nanotechnology Institute, Technion–Israel Institute of Technology, Haifa.

“Demonstramos que nosso dispositivo tem um potencial não apenas para distinguir os pacientes com câncer pulmonar dos controles saudáveis, mas também para identificar os diferentes tipos primários de câncer pulmonar”, o Dr. Haick contou à Medscape Oncology.

Esses resultados constituem grande promessa para um diagnóstico rápido, fácil, custo-efetivo, precoce e para o rastreamento do câncer de pulmão, explicou o Dr. Haick. “Espera-se que os dispositivos desenvolvidos sejam relativamente baratos, portáteis e passíveis de utilização no rastreamento generalizado, tornando-os potencialmente valiosos para salvar milhões de vidas a cada ano”.

ARTIGO COMPLETO NO SITE: www.medcenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário