segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Alzheimer?! Não lembro...


Em 1901, o médico alemão Alois Alzheimer, iniciou o acompanhamento do caso da Sra. August D., admitida em seu hospital com uma patologia neurológica, que tinha como destaque os sintomas de déficit de memória, alterações de comportamento e de incapacidade para as atividades rotineiras. Assim, começou a pesquisa sobre a Doença de Alzheimer, uma forma de demência qual a causa é desconhecida e cuja incidência aumenta sensivelmente após os 65 anos, atingindo quase a metade dos indivíduos acima de 85 anos, embora que também possa afetar os jovens. A DA acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem podendo atingir também outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções. Apesar de sua causa ainda ser desconhecida e não haver medicações curativas, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior.

Atualmente, apenas sabe-se que a DA não é causada por endurecimento das artérias, pouco ou muito uso do cérebro, sexo, infecções, envelhecimento, exposição ao alumínio ou a outro metal.

Os sintomas são variáveis, não existindo um padrão para a doença, porém em todos os casos ocorre a perda gradual e irreversível dos neurônios, levando a atrofia cerebral difusa, o que ocasiona as alterações cognitativas (memória, atenção, linguagem, etc), funcionais (declínio na execução de atividades cotidianas) ou comportamentais (agitação, agressividade, etc.).

Por isso, a determinação de estágio ou fase da doença é importante, pois serve como guia para verificar a progressividade da degeneração e ajudar os familiares a conhecerem os problemas potenciais, permitindo assim que seja feito um planejamento das necessidades futuras. No estado do Ceará temos a Regional Ceará da ABRAz ( Associação Brasileira de Alzheimer) que está localizada na Av. Av. Santos Dumont, 1168 – Fortaleza, que serve de apoio para os portadores da DA no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário