DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO-ALCÓOLICA (DHGNA)
Em 1980, Ludwig e colaboradores descreveram com o nome esteato-hepatite não-alcoólica (NASH) uma síndrome caracterizada por mulheres obesas e diabéticas que negavam o uso de álcool mas apresentavam alterações no fígado muito semelhantes a da hepatite alcoólica, com aumento do volume do fígado, alterações em exames laboratoriais e biópsias com macrovesículas de gordura (daí o nome esteatose, que vem de gordura) nos hepatócitos , necrose (morte celular) focal, inflamação e lesões chamadas de corpúsculos de Mallory.
A DHGNA é o conjunto de doenças gordurosas do fígado não relacionadas ao uso de álcool. A esteatose hepática, ou "fígado gorduroso", é o simples acúmulo de gorduras nas células do fígoda, enquanto que a esteato-hepatite é o acúmulo de gorduras com inflamação do fígado.
ESTEATO-HEPATITE
A esteatose hepática, em si, não é uma doença, mas reflete uma doença metabólica. Infelizmente, por um motivo ainda desconhecido, o organismo desencadeia uma inflamação contra os hepatócitos com acúmulo de gordura, que são gradualmente destruídos. Dependendo da intensidade desta destruição, isso pode levar à formação de fibrose (cicatrizes) que vão se acumulando e progredindo até a formação de nódulos, o que caracteriza a cirrose.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário