quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pedra nos Rins


O QUE É:
A litíase renal, conhecida também por cálculo renal, pedra nos rins e nefrolitíase, é a formação de cristais endurecidos nos rins ou nas vias urinárias devido ao acúmulo de sais na urina, tais como cálcio, fosfatos, oxalatos.

CAUSAS:
Podem ser consequência de infecções urinárias, volume insuficiente de urina, distúrbios relacionados à eliminação de sais. Como também, ausência de fatores inibidores da formação de cálculos (citrato, magnésio, pirofosfato, glicosaminoglicans, nefrocalcina, proteína de Tam Horsfall), alterações metabólicas (calcemia, calciúria, uricemia, uricosúria, oxalúria, cistinúria, citratúria, hipomagnesúria), além de que pode ser uma herança genética.

SINTOMAS:
Dor intensa, com irritação e obstrução do canal urinário. Pode haver ainda palpitações, náuseas e vômitos. Como diz nosso professor Dr. Francisco : " A dor é pior do que a do parto! "

PREVENÇÃO:
É simples! Beber líquido é a primeira medida.
Isso pode reduzir em até 90% os riscos de surgirem pedras nos rins. E pessoas propensas devem evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalatos, como café, chocolate, refrigerante à base de cola, entre outros.


3 comentários:

  1. podem me dizer o que é mama esquerdacategoria 3 (BI-RADS)(r)

    ResponderExcluir
  2. no exame de mamografia da mama esquerda deu assimetria focal -QSL e calssificações vascular e outras calcificações de aspecto benigno(cultãneas,"casca de ovo,"leite de cálcio,distróficas etc.)qual o significadode tudo?julia rosa de souza

    ResponderExcluir
  3. no exame de mamografia da mama esquerda deu assimetria focal -QSL e calssificações vascular e outras calcificações de aspecto benigno(cultãneas,"casca de ovo,"leite de cálcio,distróficas etc.)qual o significadode tudo?julia rosa de souza

    ResponderExcluir