quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Condiloma Acuminado - HPV

É uma Infeção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Vírus) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor (verrugas).
Os locais comuns de aparecimento das lesões são: a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.Podendo ocorrer em ambos os sexos o aparecimento destas verrugas no ânus e no reto.
Em algumas vezes a lesão é pequena, como difícil visualização à vista desarmada, mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente com nenhuma manifestação detectável pelo paciente.



Nomes em que pode ser conhecido:
Jacaré, jacaré de crista, crista de galo, verruga genital.
Complicações/Conseqüências
Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus.
Transmissão
Contato sexual íntimo, o recém-nascido pode ser infectado pela mãe doente, durante o parto, contaminação por
outras vias (fômites) que não a sexual: em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc. Seu Período de Incubação pode ser de semanas a anos.

Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Eventualmente recorre-se a uma biópsia da lesão suspeita.
Tratamento
O tratamento visa à remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino).As recidivas (retorno da doença) podem ocorrer e são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado.Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.Não existe ainda um medicamento que erradique o vírus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo. Já existem vacinas para proteção contra alguns tipos específicos do HPV, estando às mesmas indicadas para pessoas não contaminadas.
Prevenção
Uso adequado de Camisinha, do início ao fim da relação, pode proporcionar alguma proteção;
Ter parceiro fixo ou reduzir número de parceiros;
Exame ginecológico anual para rastreio de doenças pré-invasivas do colo do útero;
Avaliação do (a) parceiro (a);
Abstinência sexual durante o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário