quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pigmentações


São substancias coloridas, algumas das quais são constituintes normais das células como, por exemplo: a melanina, enquanto outras são anormais e acumulam-se nas células somente sob circunstâncias especiais. Podem ser exógenas, provenientes de fora do corpo, ou endógenas, sintetizadas pelo próprio corpo.


A pigmentação exógena pode ser dividida em 7 tipos:

ANTRACOSE: pigmentação por sais de carbono. A antracose em si não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão.
SIDEROSE: pigmentação por óxido de ferro.

ARGIRIA: pigmentação por sais de prata. Geralmente é oriunda por contaminação sistêmica por medicação, manifestando-se principalmente na pele e na mucosa bucal.

BISMUTO: Atualmente é rara de ser vista, sendo comum na terapia para sífilis.
TATUAGEM: feita por sais de enxofre, mercúrio, ferro e outros corantes. A fagocitose, feita por macrófagos, desses pigmentos pode provocar a transferência destes para linfonodos daquela região.

SATURNISMO: contaminação por sais de chumbo. Na gengiva, a contaminação por sais de chumbo ou bismuto produz uma coloração negra denominada de LINHA DE BURTON.

TATUAGEM POR AMÁLGAMA: áreas de coloração azulada na mucosa bucal decorrente da introdução de partículas de amálgama na mucosa.


A pigmentação endógena pode ser dividida em dois grupos: grupo dos pigmentos hemáticos ou hemoglobinógenos, oriundos da lise da hemoglobina, e grupo dos pigmentos melânicos, originados da melanina.


PIGMENTOS HEMÁTICOS OU HEMOGLOBINÓGENOS:

Se originam da hemoglobina, proteína composta por quatro cadeias polipeptídicas e quatro grupos heme com ferro no estado ferroso (Fe++). A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados de hemossiderina e bilirrubina.

-Hemossiderina

-Porfirinas

-Bilirrubina

-Hematoidina


PIGMENTOS MELÂNICOS:

Produzida por melanoblastos, a melanina tem cor castanho-enegrecida, sendo responsável pela coloração das mucosas, pele, globo ocular, retina, neurônios etc.
A síntese da melanina é controlada por hormônios, principalmente da hipófise e da supra-renal, e pelos hormônios sexuais. Casos de alterações nessas glândulas podem acarretar em aumentos generalizados da melanina.

Os aumentos localizados da melanina podem se manifestar sob as seguintes formas:

-Nevus celulares

-Melanomas

- Efélides ou Sardas

-Mancha mongólica


Como diminuição localizada da pigmentação melânica tem-se:

-Vitiligo

-Albinismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário