segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Endometriose

A Endometriose corresponde ao implante do endométrio fora da cavidade uterina. Ocorre mais freqüentemente nas cavidades pélvica e abdominal, acometendo o peritônio ou mais profundamente órgãos como o ovário, bexiga e/ou intestinos. Menos freqüentemente, pode ser encontrada em diversos outros locais do corpo humano.







A LAPAROSCOPIA

Inegavelmente é o melhor método para se diagnosticar a endometriose, assim como para se iniciar o tratamento da doença. É feita por pequenas incisões na parede do abdome. A primeira, com 1,5 cm, é realizada no interior da cicatriz umbilical, serve para introduzir-se uma ótica, que é um tubo metálico com 10 mm que permite a visualização da cavidade abdominal. Este local permite melhor resultado estético.

Faz-se mais duas (eventualmente mais três) no terço inferior do abdome, em geral, dos locais que correspondem às extremidades de uma cicatriz de cesárea. Através destas incisões, introduz-se pinças e tesouras com as quais se aborda a doença.
Este procedimento serve para se diagnosticar e tratar a endometriose. Entre as vantagens da laparoscopia, podemos citar:


  • Melhor capacidade de enxergar pequenos focos da doença;

  • Melhor recuperação pós-operatória

  • Menor custo terapêutico

  • Menor internação hospitalar
    A videolaparoscopia pode utilizar a eletrocirurgia convencional ou o laser. O laser representa recurso válido para se tratar alguns tipos de endometriose como a doença de peritôneo ou de diafragma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário