terça-feira, 22 de setembro de 2009

GORDURA NO FÍGADO


Os casos de esteatose hepática têm aumentado em países que adotam uma alimentação rica em gorduras, especialmente as saturadas (de origem animal).

A esteatose hepática trata-se de um acúmulo de gordura (triglicérides) no interior das células do fígado, chamadas de hepatócitos. O aumento do consumo de gordura saturada, que também é responsável pelo aumento do colesterol ruim (LDL), estreitamento das artérias, do aumento da pressão sangüínea e risco de infarto.
- A ingestão em grandes quantidades desse tipo de gordura na alimentação faz com que haja um aumento da mesma no fígado;
- Pacientes com diabetes do tipo II ou com predisposição para a doença. Essas pessoas apresentam um fenômeno chamado resistência à insulina: apesar de produzir insulina, a ação desta é comprometida. Este quadro ativa mecanismos celulares, que favorecem o depósito de gordura no fígado;
- O consumo de gordura e o ganho de peso podem promover o aparecimento de proteínas inflamatórias, chamadas citocinas. Estas substâncias, quando atuando no fígado, podem favorecer o depósito da gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário