terça-feira, 1 de setembro de 2009

pneumoconioses



As pneumoconioses mais prevalentes são a silicose, a asbestose e a pneumoconiose do trabalhador do carvão. Outras pneumoconioses com repercussões clínicas, funcionais e estruturais distintas são causadas pela inalação de poeiras metálicas a partir de fumos metálicos e sais orgânicos. A distinção quanto à forma química do composto inalado tem relação com a reação tecidual e o prognóstico. São apresentadas de forma sucinta a pneumoconiose simples, a siderose, a pneumoconiose por rocha fosfática, e a doença pulmonar crônica pelo berílio e por exposição a metais duros. Uma anamnese ocupacional como instrumento de busca etiológica dessas pneumoconioses é essencial.














Silicose, lesão pulmonar permanente causada pela sílica (óxido de silício,
SiO2), inalada por mineiros, trabalhadores em pedreiras, marmorarias, cerâmicas, etc.
Fibrose permanente, difusa ou nodular, do parênquima pulmonar, da pleura (paquipleuris) e dos linfonodos regionais.
Causa pneumopatia restritiva (dificuldade de expansão pulmonar)
Instalação gradual e insidiosa ao longo de vários anos.
A fibrose prossegue inexoravelmente, mesmo após cessada a exposição à sílica.
Microscopicamente:partículas birrefringentes de sílica em meio ao tecido fibroso.













Abestose, lesões semelhantes às da silicose, causadas por exposicão profissional ao asbesto ou amianto, um silicato que forma fibras microscópicas de aproximadamente 50
mm de comprimento.

O asbesto é largamente empregado na indústria da construção civil, como isolante térmico (em volta de canos de água quente), e em telhas de cimento-amianto, p. ex.
As fibras aspiradas são retidas nos bronquíolos respiratórios. Não podem ser eliminadas por ação ciliar, nem fagocitadas ou transportadas por linfáticos. Formam granulomas de corpo estranho e levam à fibrose pulmonar e pleural. Na pleura, formam placas espessas de fibrose tanto no folheto parietal como no visceral.
O asbesto aumenta grandemente a incidência de tumores malignos do epitélio brônquico (carcinomas broncogênicos), e da pleura (mesoteliomas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário