terça-feira, 22 de setembro de 2009

ERITEMA INFECCIOSO

É uma doença infectocontagiosa, exantemática que causa erupção na pele, eritematosa que são as manchas avermelhadas e que atinge crianças de 2 a 14 anos.
Na sua forma clássica, o eritema tem o aspecto inicial de manchas avermelhadas, levemente elevadas e que tomam conta da bochecha e acomete, posteriormente, o tronco e os braços.
As alterações cutâneas persistem por até três semanas, podendo voltar por estímulos variados como: estresse, variação da temperatura ambiental e o sol.
O eritema infeccioso é causado por um vírus chamado parvovírus B-19. A transmissão se faz por via respiratória e na fase inicial da moléstia. O período de incubação dura de 4 a 14 dias e se estende desde o contato até o aparecimento dos sintomas. A doença é autolimitada e cura-se espontaneamente, e é raro o uso de medicações. Estas se restringem ao uso de analgésicos para os casos de dor muscular ou articular.

*Não existem medidas específicas para prevenir a doença, nem são necessárias, exceto em casos de gestantes e doentes com anemia crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário