quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Inflamação Aguda X Inflamação Crônica


A principal diferença entre estas inflamações é o tempo de duração, pois a inflamação aguda tem curso rápido, durando entre 1 a 2 semanas e a inflamação crônica constitui um processo mais demorado superando 3 meses.

Esta diferença de tempo de duração está diretamente ligada aos fatores que influenciou a inflamação. Pois, diante de estímulos de intensidade na qual o hospedeiro consiga reagir de modo a tornar esse estímulo de curta duração, presenciar-se-á o aparecimento de exsudações plasmáticas e de neutrófilos, ambos característicos dos processos agudos. Mas se ocorre uma persistência do estímulo - exigindo uma reação diferente da anterior por parte do hospedeiro - causará um aumento dos graus das células, o que determina uma fase proliferativa e reparativa , características da inflamação crônica

Fig. 1 acima, vemos uma inflamação aguda, com predominância de neutrófilos e necrose; abaixo vemos uma inflamação crônica, com células gigantes (CG), linfócitos (L) e grande quantidade de fibroblastos (F)

3 comentários: